jueves, 14 de mayo de 2009

50 AÑOS SANTUARIO CRISTO REY-ALMADA-PORTUGAL





Santuário de Cristo-Rei – Almada

Ocorrendo em 17 de Maio de 2009 o 50º aniversário da inauguração do Santuário de Cristo-Rei em Almada, o Episcopado Português emitiu uma Nota Pastoral com data de 16 de Janeiro de 2009, precisamente na mesma data em que os Bispos de Portugal, há 50 anos, publicaram uma Carta Pastoral anunciando a inauguração do Monumento a Cristo-Rei e a renovação da Consagração de Portugal aos Corações de Jesus e Maria.

A efeméride será celebrada nas dioceses de Lisboa e Setúbal.

(Nota Pastoral)

As Comemorações

A imagem de Nossa Senhora de Fátima que se encontra na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, será transportada para Almada, para estar presente nas Comemorações.

Programa de Lisboa

Sábado, 16 de Maio

11h00 – Visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima aos doentes – Hospital da Estefânia

11h30 – Memória da Jacinta – passagem pela Igreja Paroquial dos Anjos

12h00 – Chegada da Imagem de Nossa Senhora e Tempo de Oração – Igreja de São Nicolau

14h00 – Concentração na Praça do Comércio

15h30 – Recepção da Imagem de Nossa Senhora, recitação do Terço – Praça do Comércio

17h00 – Missa presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa – Praça do Comércio

Recomendações:

O acesso à zona da celebração faz-se pela Praça do Comércio e a paramentação será no Ministério das Finanças, com entrada pelo torreão Este (lado da estação de barcos – Av. Infante D. Henrique), onde os celebrantes devem apresentar-se até às 16h15, munidos de identificação.

Os acólitos que participarem na Missa devem identificar-se pelos respectivos cartões, credencial ou acompanhados pelo Pároco, para serem admitidos ao local da paramentação. São necessários 5 Ministros Extraordinários da Comunhão por Paróquia, até perfazerem o total de 75 Ministros. O responsável de cada Paróquia entregará a lista nominal e levantará na Paróquia de S. Nicolau, até ao dia 14 (5ª feira), os respectivos cartões de acesso.

19h00 – Cortejo de embarcações no Tejo, acompanhando a Imagem de Nossa Senhora para Almada

Programa de Almada


Sábado, 16 de Maio


20h00 – Procissão de velas, de Cacilhas à Igreja Paroquial

22h00 – Vigília nocturna na Igreja de Almada

Domingo, 17 de Maio

10h00 – Missa presidida pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis – Igreja Paroquial

de Almada

11h00 – Visita da Imagem de Nossa Senhora à Associação Vale de Açor – Almada

12h00 – Tempo de Oração – Seminário de Almada

13h30 – Procissão com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima e as relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque, a caminho do Santuário de Cristo-Rei

16h00 – Celebração Aniversaria do Cinquentenário presidida pelo Cardeal D. José Saraiva Martins, Enviado Especial de Bento XVI, e concelebrada pelos Bispos de Portugal – Santuário Nacional de Cristo-Rei

CARTA DO BISPO DE SETÚBAL

A Igreja em Portugal vai celebrar o cinquentenário da inauguração do Santuário Nacional de Cristo Rei, situado na nossa diocese, em Almada, em 16 e 17 de Maio. Desde já convido cada fiel a preparar-se para a festa e para ajudar outros irmãos a fazê-lo também.



Continua a ser este o significado maior do santuário: proclamar a realeza de Cristo, não apenas no coração de cada pessoa, mas na vida e nas estruturas sociais da cidade: “a realeza social de Cristo”… é urgente salvar a pessoa e a comunidade humana do primado destruidor do materialismo e do individualismo, da escravidão, da injustiça e da morte…

Convido-vos a todos a inscrever o santuário de Cristo Rei no roteiro das nossas peregrinações. Tendo em conta a origem, o significado e o dinamismo de transformação espiritual deste santuário, não hesitaremos em considerá-lo como lugar privilegiado.

Maria – que vai estar connosco na celebração através da imagem que se venera na capelinha das aparições em Fátima – nos ajude a entrar no Coração de Jesus, a ser seus discípulos fiéis e felizes, a ser apóstolos do Seu amor e a ser construtores da civilização do Amor.


+ Gilberto, Bispo de Setúbal

No hay comentarios: